O Rio Grande do Sul está concluindo o plantio de soja. Os produtores rurais já semearam 94% das áreas destinadas ao cultivo, um avanço de 3% desde a última atualização. Por outro lado, a colheita de milho começou com prejuízos provocados pela ausência de chuvas, segundo a extensão rural Emater-RS. A informação é do site econômico MoneyTimes.
Nesse mesmo período do ciclo anterior, a semeadura também estava em 94%. Por outro lado, o estado sofria uma estiagem sem precedentes provocada pelo fenômeno natural La Niña.
Mesmo com a área plantada quase que completa, técnicos apontam que os trabalhos já deveriam estar concluídos, segundo a média histórica do plantio da oleaginosa no estado.
Na semana passada, as chuvas caíram em apenas dois dias da semana, mal distribuídas e com uma forte variação do volume nas diversas regiões.
Segundo o MoneyTimes, a Emater informa que “a chuva não permitiu a conclusão da semeadura em algumas regiões”. De acordo com o instituto, mesmo nas áreas onde houve precipitações, a umidade pode ser insuficiente para as lavouras.
Milho
A situação das lavouras de milho preocupa. Neste momento, o plantio deveria ter alcançado 97% da área prevista para a cultura. No entanto, está em 92% das áreas gaúchas.
Para a Emater, “persiste o quadro de déficit hídrico na maior parte do Estado, com consolidação nas perdas de produtividade. Os índices são distintos, inclusive dentro da mesma região. Apenas na área nordeste, a produtividade se mantém próxima à projetada inicialmente.”
A empresa diz ser necessárias novas chuvas para garantir a germinação e evitar a morte das plantas.
Da Redação, com MoneyTimes