As cotações do café robusta no Brasil apresentaram elevação ao longo do mês de novembro, segundo o Centro de Estudos em Economia Aplicada. A maior presença de compradores no mercado spot (à vista) foi o principal responsável pelo crescimento.
Agentes demonstraram aumento no interesse pela variedade para utilização em blends (misturas). Produtores, atentos a esse cenário, se afastam das negociações, à espera de novas valorizações do robusta.
Assim, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima terminou o dia 30 de novembro a R$ 609,67 a saca de 60 kg, elevação de 3,9% em relação ao último dia útil de outubro.
Cafeicultores do Espírito Santo estão preocupados com as lavouras. As chuvas e as intensas ventanias relatadas em meses passados, a desfolha dos cafezais ocorreu de maneira intensa, ocasionando, em novembro, problemas no pegamento das flores.
Em Rondônia, a grande quantidade de chuvas foi satisfatória em novembro, mas produtores seguem atentos ao alto índice de abortamento nos cafezais.
Da Redação, com Cepea