O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (2) em alta de 0,59%, aos 122.515,74 pontos, em movimento de recuperação após o tombo de mais de 3% observado na última sexta-feira (30). Os bancos foram os destaques positivos do dia, diante da expectativa para os lucros do setor financeiro, com a divulgação dos resultados do Itaú após o fechamento do pregão de hoje.
Apesar da sessão positiva, o principal índice da bolsa local se afastou das máximas intradiárias, quando chegou a avançar 2,24%, aos 124.536 pontos. Investidores relatam que temores relacionados às questões fiscais do país, com incertezas sobre o pagamento de precatórios e a ampliação do Bolsa Família, além da redução do ímpeto de alta nas bolsas de Nova York, retiraram o apelo por ativos de risco.
Após ajustes, as ações PN do Itaú encerraram o dia em alta de 0,61%, com ganhos de 0,82% observado nos papéis do Bradesco ON e valorização de 1,36% nas ações do Banco do Brasil ON.
"Os investidores aproveitam o movimento negativo de sexta-feira e recompõem um pouco as posições para agosto. O destaque são algumas empresas que devem entregar bons balanços, em especial, os bancos", afirmou o analista da Terra Investimentos Régis Chinchila.
No entanto, as ações locais perderam força durante a tarde, em linha com os índices em Nova York e com incertezas relacionadas às questões fiscais no país. "O mercado ainda tenta entender qual será a solução para os precatórios, em um momento bem delicado do lado fiscal", afirma Thomás Gibertoni, analista da Portofino Multi Family Office.
Como fator negativo adicional para as ações locais, os preços do petróleo Brent terminaram o dia em queda de 3,34%, aos US$ 72,89 o barril e pressionaram os papéis da Petrobras, que viu suas ações ON fecharam em queda de 0,95% e as preferenciais recuaram 1,86%.
Fora do Ibovespa, chamou a atenção o comportamento das possíveis entrantes na próxima carteira teórica do índice à vista, válida de setembro a dezembro. Segundo a B3, as possíveis entrantes são: Alpargatas PN, Banco Inter PN, Banco Pan PN, Méliuz ON e Rede D’Or ON. A entrada dessas ações já é esperada pelo mercado financeiro, conforme antecipou o Valor PRO — serviço de informações em tempo real do Valor — em 16 de julho.