02/08/2021 às 20h00min - Atualizada em 02/08/2021 às 20h00min

Bolsas de NY perdem ganhos e fecham sem direção única na 1ª sessão de agosto

As bolsas de Nova York perderam os ganhos modestos do início da sessão desta segunda-feira (2) e tanto o índice de blue chips Dow Jones quanto o índice amplo S&P 500 fecharam o dia em queda, enquanto na Nasdaq o principal índice fechou em leve alta. Os investidores deixaram o ímpeto de lado na sessão em meio às análises de que a recuperação econômica global já atingiu o pico no segundo trimestre e dos receios sobre a contínua disseminação da variante Delta da covid-19.

O Dow Jones caiu 0,28%, a 34.838,16 pontos, e o S&P 500 recuou 0,18%, a US$ 4.387,16 pontos, enquanto o Nasdaq conseguiu sustentar um leve ganho de 0,06%, a 14.681,07 pontos.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial dos Estados Unidos elaborado pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês) caiu para 59,5 pontos em julho, recuando em relação aos 60,6 pontos da leitura anterior, de junho, mas com a leitura acima dos 50 pontos ainda indicando o 14º mês consecutivo de expansão da atividade. A leitura de julho ficou, no entanto, abaixo da expectativa dos analistas consultados pelo "The Wall Street Journal", de alta a 60,8 pontos no período.

"Os [executivos consultados] reportaram que as suas companhias e fornecedores continuam enfrentando dificuldades para atender os níveis crescentes de demanda", disse Timothy Fiore, presidente do Comitê de Pesquisa de Manufatura do ISM.

Já o índice PMI da IHS Markit apontou alta a 63,4 pontos em julho, de 62,1 da leitura anterior, superando a expectativa dos economistas consultados pelo "Wall Street Journal", de alta a 63,1 pontos. O relatório, porém, indicou problemas parecidos com os apontados pelo do ISM.

"Julho viu a indústria e seus fornecedores, mais uma vez, enfrentando dificuldades em acompanhar a explosão da demanda, levando a novos saltos recordes nos preços tanto de matérias-primas quanto dos produtos finais", disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit.

Além dos dados, que ainda indicam forte expansão da atividade industrial, as ações receberam um suporte inicial também do avanço das negociações do pacote de infraestrutura de US$ 1 trilhão nos EUA, com os legisladores americanos querendo aprovar o pacote ainda nesta semana.

O início da sessão ainda contou com um impulso dado pelos comentários da autoridade regulatória chinesa, de que o país deve colaborar com Washington na listagem de companhias chinesas no mercado acionário americano. Contudo, o efeito se dissipou ao longo do dia, com os investidores buscando refúgio nos títulos do Tesouro americano (Treasuries), o que levou o rendimento (yield) do título de dez anos a cair para 1,179%, nas mínimas desde fevereiro.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.