O governador de Nova York, Andrew Cuomo, fez um apelo nesta segunda-feira para que as empresas exijam certificados de vacinação contra a covid-19 de seus clientes como forma de incentivar a campanha de imunização no Estado.
Cuomo disse que estabelecimentos como bares, restaurantes e locais de entretenimento poderiam pedir que seus clientes mostrem comprovantes de vacinação. Para o democrata, isso seria do “interesse comercial” dessas empresas.
Vários Estados governados por republicanos proibiram o uso dos chamados passaportes de vacinação por órgãos governamentais. Em alguns locais, como a Flórida, empresas privadas também foram proibidas de exigir esse tipo de certificação.
O Estado de Nova York criou uma plataforma digital para que as pessoas possam mostrar o certificado virtual de imunização.
Autoridades de Nova York também anunciaram nesta segunda-feira que trabalhadores do transporte público terão de apresentar comprovantes de vacinação. A medida entrará em vigor no dia 6 de setembro. Quem não se vacinar terá de se submeter a testes semanais para a detecção da covid-19.
Cuomo também admitiu que o recente recuo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na orientação sobre o uso de máscaras pode “causar confusão” e pediu que as autoridades locais exijam que os nova-iorquinos utilizem a proteção facial em ambientes fechados.