O engenheiro agrônomo Guilherme Soria Bastos Filho deixou o comando da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e passa a chefiar a Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos da pasta, informa o ministério. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Bastos Filho atuava como secretário de Política Agrícola desde julho de 2021 e nos últimos meses vinha sendo visto como nome "forte" junto ao ministro da Agricultura, Marcos Montes. Ele foi escalado para o cargo, pela sua visão global da pasta e de planejamento estratégico, segundo um interlocutor.
A mudança foi motivada pela saída do Eduardo Sampaio, também ex-secretário de Política Agrícola do ministério, que assumiu posto de adido agrícola na Alemanha. Com a alteração, José Angelo Mazzillo Júnior, até então secretário adjunto de Política Agrícola, assume o comando da Secretaria de Política Agrícola, substituindo Bastos Filho. Ele atua na pasta desde 2019, onde esteve à frente, especialmente, de projetos de expansão de mecanismos de fomento de financiamento privado ao setor e de aprimoramento de títulos agrícolas, como a chamada Cédula de Produto Rural (CPR) 3.0 e o Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em dólar.
A portaria também trouxe mudanças em outras secretarias da pasta, em particular na Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, comandada por Nabhan Garcia.
Segundo o documento, Alex Santos Lustosa de Aragão, assume o cargo de assessor especial da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários; Andréia de Oliveira Gerk, será assessora especial da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos; Estela Alves de Medeiros, passa a dirigir o Departamento de Gestão Corporativa da Secretaria de Defesa Agropecuária; José Luis Ravagnani Vargas, chefia o Departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária; Larissa Oliveira Rêgo, assume como secretária adjunta da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários; Luci Tânia Bunn Ferrari, foi nomeada como diretora do Departamento de Supervisão e Monitoramento da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários; e Sara Martins, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento da Secretaria-Executiva do ministério.
Fonte: Estadão Conteúdo