02/08/2021 às 07h06min - Atualizada em 02/08/2021 às 12h07min

Geada e crise hídrica podem influenciar nos preços das ações das empesas do agronegócio

Relatório da Corretora XP afirma que as duas geadas enfrentadas no mês de julho pela região Sul devem se transformar em inflação mais alta no curto prazo. Além das geadas, a crise hídrica e os altos preços da energia elétrica são outros agravantes para o produtor.

O relatório, por outro lado, também indica dificuldade para os investidores em empresas do agronegócio. O investidor com uma carteira concentrada nessa área pode sofrer impacto.

Economistas preveem para 2021 uma inflação na casa de 6,7%. O relatório da XP investimentos indica que as geadas e os altos custos da energia elétrica vão aumentar em mais 0,10 ponto percentual o número final da inflação deste ano.

As culturas mais afetadas com a geada, segundo o relatório, foram o café, hortaliças e frutas.

Para as culturas de grãos, como soja, milho, café, cítricos e até cana-de-açúcar, o frio se alia à forte estiagem e elevam fortemente os preços. A indústria repassa os preços e eles acabam no consumidor.

A carne bovina continua com seus negócios aquecidos. As importações chinesas mantêm o setor intenso. A falta de chuvas aumenta a produção em confinamentos e aumenta os custos aos produtores.

A economista Tatiana Nogueira, que assina o relatório, a inflação pode bater na cassa dos 7%. Ela acredita que a retomada da economia pós Covid vai permitir reajustes nos preços dos serviços, mas intensamente do que o projetado.

O IPCA de julho ficou bem acima do esperado pelo mercado. Ficou em 0,72%, A alta foi de 0,64% e a maior variação positiva desde julho de 2004. Em 2021 a inflação acumula 4,88%. No entanto, nos últimos 12 meses ela é de 8,59%.

(Fonte: Infomoney)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.