30/07/2021 às 18h00min - Atualizada em 30/07/2021 às 18h00min

Variante delta é responsável pelo aumento de casos de covid-19 no mundo, aponta OMS

Identificada agora em 132 países desde a descoberta na Índia, a variante delta, mais transmissível que a cepa original da covid-19, está sendo responsável pelo rápido aumento do número de casos da doença em todo mundo. A afirmação foi feita nesta sexta-feira pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. Segundo ele, ao longo do último mês, o número de novos casos de covid-19 subiu 80% em ao menos cinco das seis regiões do mundo.

  • Leia também: Sequelas da covid-19 são o maior desafio, diz pesquisadora da Fiocruz

“Muito desse aumento está sendo provocado pela variante delta altamente transmissível, que agora foi detectada em pelo menos 132 países”, disse Tedros durante entrevista coletiva concedida em Genebra.

O diretor-geral da OMS afirmou que 4 milhões de casos foram relatados à entidade pelos países na semana passada. “Com base nas tendências atuais, esperamos que o total de casos passe de 200 milhões nas próximas duas semanas. E nós sabemos que esse é um número subestimado”, disse ele.

O crescimento dos casos, no entanto, não está ocorrendo apenas por causa da delta. Outros elementos, como a desigualdade na distribuição de vacinas, a incapacidade dos governos de adotarem medidas consistentes para conter o vírus e o aumento das aglomerações também estão influenciando os números, segundo a OMS.

  • Leia também: 90% gostariam de tomar qualquer vacina contra a covid-19, diz pesquisa

“A pandemia vai acabar quando o mundo escolher acabar com ela. Isso está em nossas mãos”, disse Tedros. “Todos os ganhos conquistados a duras penas estão sob risco ou sendo perdidos. Os sistemas de saúde em muitos países estão sobrecarregados.”

Outros representantes da entidade defenderam na sequência da coletiva a importância da vacinação para evitar mais mortes com o avanço da delta. O diretor do Programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, ressaltou que as vacinas atuais são eficazes contra a cepa descoberta inicialmente na Índia.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.