O Banco Central (BC) concedeu autorização de funcionamento para duas novas sociedades de crédito direto (SCD). A Superlógica SCD terá sede em Barueri (SP) e capital inicial de R$ 4,1 milhões. Os controladores são Exponencial Lógica Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, Lincoln Cesar do Amaral Filho, Carlos Henrique Cera e Luis Fernando Cera.
Antes de criar a SCD, a Superlógica é uma empresa de softwares e serviços financeiros que oferecem um sistema completo para atender as necessidades dos mercados condominial, imobiliário e de empresas que trabalham no modelo de pagamento recorrente ou assinaturas.
Já a Kikai SCD também terá sede em Barueri e capital inicial de R$ 1,1 milhão. O controlador é Mikio Kawai Junior. Ele é diretor executivo na Safira Energia e tem passagens pela AES, CPFL, Banco Sistema, entre outros.
As SCDs foram criadas pelo BC em 2018 e só podem realizar empréstimos com capital próprio. Na mesma ocasião foram criadas também as Sociedades de Empréstimos entre Pessoas (SPEs), que como o nome sugere são plataformas que permitem empréstimos entre um credor e um devedor.