A Alemanha exigirá que viajantes que entrem no país apresentem um resultado negativo de um teste para a covid-19 caso não tenham se vacinado contra a doença ou se recuperado recentemente de uma infecção.
A cobrança será feita de pessoas que desejem entrar na Alemanha por meios que não sejam o transporte aéreo, que já faz esse tipo de exigência. Espera-se que as autoridades façam a fiscalização de forma pontual nas fronteiras terrestres do país.
A mudança, já aprovada pelo Gabinete de Angela Merkel, entrará em vigor no domingo (1º de agosto). As novas regras se aplicam a pessoas com 12 anos ou mais.
A exigência foi anunciada em meio à crescente preocupação com o fim das férias de verão. As autoridades de saúde temem que alemães possam ter se contaminado com cepas mais transmissíveis do vírus no exterior.
Em um relatório divulgado nesta semana, a principal agência de saúde da Alemanha informou que 80% das infecções registradas no país são domésticas. Mas houve um aumento de casos importados entre pessoas que, segundo o órgão, provavelmente foram expostas ao vírus no exterior, principalmente na Espanha e na Turquia.