08/09/2022 às 12h09min - Atualizada em 08/09/2022 às 12h09min

Mais Arrobas nas águas

Durante a época das chuvas temos as condições ideais para explorar pastagens produtivas e produzir arrobas baratas. A arroba produzida em pastagens normalmente é mais barata que a confinada e, quando os pastos são bem manejados, o custo de produção é menor, enquanto a produtividade da propriedade é maior, portanto, é necessário que o produtor tenha uma estratégia de melhoria de produtividade das pastagens.

Durante a época das chuvas, as condições de crescimento das forrageiras são mais favoráveis, além de água temos temperaturas maiores e mais luminosidade que favorecem o acúmulo de forragem pelo capim. O animal que cresce, engorda e reproduz em pastagens o faz a custos bem menores que o suplementado ou confinado.

As pastagens, porém, quando são exploradas de forma extensiva têm produtividade muito baixa, não competindo com outras atividades de exploração do solo, como agricultura e floresta, e acabam sendo substituídas por outras culturas mais rentáveis por área. A produtividade menor de pastagens extensivas também prejudica o desempenho animal tornando a produção de carne e leite menor, com animais tardios e menos produtivos.

O produtor acaba perdendo a grande vantagem competitiva da pecuária brasileira: explorar pastagens produtivas com forrageiras tropicais que possuem alta produtividade de forragem, nas temperaturas que predominam na maior parte do país. Essas forrageiras em condições de solo férteis e corrigidos apresentam produtividades elevadas de forragem e altas taxas de lotação.

 

A utilização de forrageiras tropicais como os panicuns e braquiárias quando respeitadas a escolha de cultivares adaptados, em solos corrigidos e bem manejados, permite elevadas produtividades de carne e leite por área e tornam a atividade pecuária competitiva com qualquer atividade rural. É necessário planejamento e estratégia para a exploração eficiente dessas áreas.

Assim como o empresário monta um plano de negócios onde sua empresa tem uma estratégia de crescimento e lucro, a propriedade de pecuária também tem que montar seu projeto de melhoria e aumento da produtividade ao longo dos anos. A atividade apresenta risco quando o investimento é muito alto em um curto espaço de tempo, pois a mão de obra, maquinário e estrutura não podem estar adequados à maior produtividade e os erros tornarem o projeto inviável.

A atividade deve evoluir de forma modular. As áreas vão se intensificando por partes e o ritmo é a capacidade de investimento, mas sem esquecer a importância do mercado e o ciclo da pecuária pois, em períodos de baixa do gado, investe-se em aumento do rebanho e nos de alta, quando com menos arrobas se compram mais máquinas e benfeitorias, o investimento é na melhoria da propriedade, divisões, corredores, praças de alimentação e fertilidade do solo para melhorar a produtividade das pastagens, principalmente no verão.

As forrageiras tropicais têm uma produtividade elevada e temos condições de explorar as pastagens de forma eficiente e produtiva produzindo mais arrobas baratas por área.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.