A Austrália começará a flexibilizar as restrições adotadas contra a covid-19 apenas quando 70% dos adultos estiverem vacinados. A medida foi anunciada nesta sexta-feira pelo primeiro-ministro do país, Scott Morrison.
Uma nova fase da reabertura começará assim que o percentual chegar a 80%. Morrison pediu que o país “trabalhasse junto” para atingir as metas do plano, mas não deu prazos para que esses números sejam atingidos.
“Este plano está sujeito às regras que a própria covid-19 escreve”, disse ele. “Podem surgir novas variantes. Se isso acontecer, olharemos com muito cuidado.”
As declarações de hoje ocorrem uma semana depois de Morrison ter se desculpado publicamente pela lenta campanha de vacinação da Austrália. Cerca de 14% dos adultos estão totalmente vacinados e o agravamento de um novo surto que começou em Sydney colocou 14 milhões de pessoas em um novo confinamento.
O primeiro-ministro destacou que, se o país atingir suas metas, as restrições aos vacinados serão flexibilizadas e haverá uma reabertura gradual das viagens internacionais para países seguros. Mas ele não descartou o retorno de “lockdowns” regionalizados.