O Brasil se tornará autossuficiente na produção de trigo em até 5 anos, de acordo com falas do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti, no programa Brasil Em Pauta, veiculado pela TV Brasil.
“Esse ano nós temos uma demanda estimada de 13 milhões de toneladas, mas o Brasil já vai produzir 9 milhões de toneladas. Ou seja, nós acreditamos que com essa velocidade, com esse crescimento que estamos vendo nos últimos anos, é possível que, em 5 anos, o Brasil seja autossuficiente na produção de trigo”, previu.
Segundo ele, depois que o Brasil adaptou a produção do trigo ao solo do Cerrado, o país passou a contar com a possibilidade da autossuficiência. Hoje, o trigo é produzido no sul do Brasil, na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Rússia e Ucrânia. O grão é uma das poucas commodities que o Brasil importa.
“Há mais de 40 anos nós começamos a trabalhar com o melhoramento genético do trigo para fazer adaptação. A partir de 2010, quando começamos a trazer o trigo ao Cerrado, começamos a desenvolver variedades adaptáveis, isso tem crescido de forma bastante interessante, que até impressiona as pessoas no mundo, que conhecem o trigo produzido em regiões frias. A Embrapa mostrou que é possível produzir e colher trigo nos trópicos”, explicou.
A produção mundial de trigo gira em torno de 779 milhões de toneladas. Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que respondem por 30% dessa produção, os preços aumentaram e, com o aumento da produção interna, o Brasil pode ter capacidade melhorada de importação e consumo interno.
Da Redação, com Agência Brasil