23/08/2022 às 09h07min - Atualizada em 23/08/2022 às 09h07min

Feiras internacionais abrem novas fronteiras para o agronegócio brasileiro

No primeiro semestre deste ano o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) percorreu sete feiras internacionais com o Pavilhão Brasil em Londres (Reino Unido), Nuremberg (Alemanha), Joanesburgo (África do Sul), Teerã (Irã), Seul (Coreia do Sul), Bangkok (Tailândia) e Montreal (Canadá), com setenta empresas brasileiras.

A proposta é ampliar as fronteiras para o agronegócio brasileiro com a realização de novos negócios. Além dos produtos agropecuários, as feiras impulsionam as indústrias de bebidas e alimentos.

Segundo o Mapa, foram realizados 1.106 contatos comerciais nesses encontros. Apenas durante a realização das feiras foram realizados negócios de US$2,4 milhões. Os contatos devem gerar novos negócios nos próximos 12 meses. É estimada uma movimentação no mercado de US$80 milhões.

Segundo o Mapa, algumas feiras, como a Saitex e Biofach, são direcionadas à participação de cooperativas e empresas de pequeno porte que planejam se inserir no mercado internacional. 

 

Contatos

A gerente de importação e exportação da empresa BRMill Alimentos, Fhatina Salles, participou de feiras pela primeira vez na Seoul Food, na Coreia do Sul. “Ficamos extremamente satisfeitos com a organização e com os contatos realizados. A Coreia do Sul é um mercado potencial para o milho e derivados de milho não OGM (Organismo Geneticamente Modificado) e já estamos com cinco empresas em negociação aguardando somente a liberação da cota de importação por parte das autoridades locais para conseguirmos realizar os embarques ainda esse ano”.

A empresa, que trabalha com milho em grão e derivados (fubá, creme de milho, canjica, grits, xerém, milho inteiro desgerminado), exporta para mercados como Austrália, Canadá, Espanha, Holanda, França, Nova Zelândia, países da América do Norte, entre outros.

 

Próximas feiras

O Mapa é responsável pelos custos de contratação do espaço na feira, montagem do estande, apoio de recepcionistas bilíngues e confecção do catálogo do Pavilhão Brasil. Cada empresa participante será responsável por suas despesas pessoais (passagens aéreas, vistos, vacinas, hospedagem, alimentação etc.) e pelos custos com o envio de amostras.

O Ministério pretende participar neste segundo semestre de mais outras oito feiras internacionais. São elas a WorldFood Istanbul 2022 (de 01 a 04 de setembro, em Istambul, Turquia), a Food and Hotel Asia 2022 (05 a 08 de setembro, em Singapura), a Expoalimentaria 2022 (21 a 23 de setembro, em Lima, Peru), a Biofach America 2022 (29 de setembro a 1º de outubro, em Filadélfia, EUA), Agrofuturo 2022 (26 a 28 de outubro, em Bogotá, Colômbia), SIAL Índia (1 a 3 de dezembro, em Nova Délhi, Índia), Food Africa 2022 (5 a 7 de dezembro, em Cairo, Egito) e Abu Dhabi International Food Exhibition 2022 (de 6 a 8 de dezembro de 2022, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos).

 

Da Redação, com Mapa

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