Numa época em que todos discutem precocidade, qualidade de carne, suplementação de bovinos e confinamento, muitos podem esquecer do boi de arroba barata, no pasto e com suplementação mineral de qualidade. Com a chegada das águas, a produção animal em pastagens torna-se estratégica e com a melhor relação custo-benefício.
Pastagens bem manejadas, nas águas, possuem forragem com energia, proteína e boa parte dos minerais necessários ao bom desempenho animal. A suplementação mineral bem balanceada potencializa esses ganhos e o produtor produz uma arroba barata e competitiva em termos de custo (Tabela 1).
A pastagem bem manejada permite o animal selecionar a forragem de qualidade e potencializar os ganhos de peso, mas como as pastagens não têm em quantidade e qualidade todos os minerais necessários ao bom desempenho animal, a suplementação deve atender essas necessidades
A suplementação de vacas sempre deve ter atenção maior, pois estas estão produzindo leite ou gestando ou os dois e tem exigência elevada. A economia nessa categoria sempre leva a menores taxas de prenhez e bezerros mais leves à desmama.
Animais em crescimento também têm exigência elevada e suplementação tem que atender todas as necessidades para termos ossatura forte e carcaça bem desenvolvida. Os animais em engorda têm uma exigência menor, porém quando desmineralizados, têm baixo ganho de peso.
O monitoramento do consumo e do desempenho são essenciais para ajustes e adequações da estratégia de suplementação mineral. Muitas propriedades não monitoram o fornecimento e resultado e mesmo problemas de manejo como dimensionamento de cochos e proximidade dos bebedouros são observados, prejudicando o consumo e o desempenho.
O uso de minerais orgânicos (quelatados) tem se mostrado mais eficiente para alguns elementos que os minerais não orgânicos melhorando o aproveitamento do mineral e resultando em melhores desempenhos. Sempre preferir fórmulas que os contenham.
Apesar das fraudes terem diminuído, sempre é bom comprar o produto de empresas idôneas e ter como rotina fazer análise do produto recebido na propriedade, inclusive a pesagem das sacarias.
A arroba produzida em pastagem é a mais econômica e deve ser melhor valorizada pelo pecuarista, com suplementação mineral adequada e de qualidade.