A Saint-Gobain registrou um lucro líquido de 1,30 bilhão de euros (US$ 1,53 bilhão) no primeiro semestre de 2021, revertendo prejuízo de 434 milhões de euros anotados no mesmo período de 2020.
O lucro operacional da companhia somou 2,38 bilhões de euros no período, número 188% superior ao do mesmo semestre do ano passado.
A receita da companhia francesa de materiais de construção no semestre totalizou 22,13 bilhões de euros, o que representou uma alta de 24,6% na comparação com o primeiro semestre de 2020 e 2,1% maior do que no mesmo período de 2019.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou 3,25 bilhões de euros com a margem em 14,7%. O Ebitda da primeira metade de 2021 foi 98,7% maior do que o do mesmo período de 2020 e 34,4% maior que o de 2019, antes da pandemia.
“Superamos completamente a crise da covid de 2020”, afirmou o presidente da companhia, Benoît Bazin. Ele elevou sua previsão de lucro operacional para todo o ano de 2021, que visa superar o recorde do segundo semestre de 2020.
No Brasil a companhia atua em três segmentos, o negócio de produtos e varejo de construção civil, vidros para a indústria automotiva e tubos para o setor médico. Entre as principais marcas da Saint-Gobain no Brasil estão Brasilit, Quartzolit, Tek bond, Telhanorte e Tumelero.
“A América Latina alcançou um crescimento ainda mais vigoroso em termos de volumes e preços, o que permitiu administrar a inflação. Apesar de uma situação de saúde desafiadora em parte do primeiro semestre, especialmente no Brasil, a região relatou um crescimento impressionante de 37,1% em comparação com o primeiro semestre de 2019, impulsionado pela unidade de produtos para fachada predial, aplicações de produtos químicos para construção e soluções para interiores”, diz o comunicado.