As vacinas contra a covid-19 conseguiram evitar milhares de mortes e hospitalizações na Inglaterra, disse nesta quinta-feira um dos principais assessores médicos do governo do Reino Unido. No entanto, os britânicos devem se preparar para enfrentar um outono e um inverno difíceis na luta contra o vírus.
Jonathan Van-Tam afirmou que 60 mil mortes foram evitadas com os imunizantes e que 52 mil pessoas deixaram de ser hospitalizadas. A campanha de vacinação também preveniu 22 milhões de infecções, segundo o assessor.
Os números citados pelo assessor médico foram calculados em um estudo conduzido pelo Public Health England. Em um evento transmitido pela rede de televisão BBC, ele pediu que os mais jovens se vacinem contra a covid-19.
“O benefício das vacinas está neste tipo de trabalho secreto que você nunca vê. Se as pessoas não vão para o hospital e não morrem, nós nunca vemos isso”, disse Van-Tam. “E é aí que estão as grandes vitórias.”
Segundo dados do projeto Our World in Data, vinculado à Universidade de Oxford, mais de 55% dos britânicos estão totalmente vacinados contra a covid-19. Quase 69% receberam pelo menos uma dose dos imunizantes.
Apesar dos altos índices de vacinação, o assessor médico disse que o Reino Unido experimentará “um ou dois períodos turbulentos” no outono e no inverno, disse o assessor do governo. A expectativa é que os casos de covid-19 e de gripe aumentem devido ao clima mais frio.