Exportações de grãos da Ucrânia caíram 39,5% na parcial do mês de julho (até o dia 24) na comparação anual e alcançaram 1,08 milhão de toneladas, informou o Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira.
Os embarques da temporada 2021/22, que terminou no dia 30 de junho, aumentaram 8,5%, chegando a 48,5 milhões de toneladas, impulsionadas por fortes volumes enviados antes de a Rússia invadir a Ucrânia no dia 24 de fevereiro.
As exportações de grãos da Ucrânia recuaram desde o início da guerra por conta de seus portos do Mar Negro, uma rota importante para embarques, estarem em grande parte fechados. O que, consequentemente, elevou os preços globais dos alimentos e provocou temores de escassez na África e no Oriente Médio.
Os dados do ministério ucraniano mostraram que as exportações em julho incluíram 766 mil toneladas de milho, 222 mil toneladas de trigo e 88 mil toneladas de cevada. O governo afirmou que a Ucrânia poderia colher pelo menos 50 milhões de toneladas de grãos este ano, 36 milhões a menos comparado ao recorde de 86 milhões de toneladas registrado em 2021, por conta da perda de terras para as forças russas e menores rendimentos de grãos.
Da Redação, com Notícias Agrícolas