O Estado de Kerala, no sul da Índia, decretou um “lockdown” neste fim de semana, após as autoridades de saúde informarem que o número de novos casos de covid-19 dobrou em um mês. Mais 22 mil infecções foram confirmadas nesta quinta-feira, contra 11 mil no fim de junho. Agora, Kerala é responsável por cerca de metade de todos os contágios registrados na Índia, alimentando os temores de uma possível nova onda da covid-19 no país.
As autoridades de Kerala foram elogiadas internacionalmente pela forma como lidaram com a pandemia. Com uma resposta coordenada de saúde pública e um amplo suprimento de oxigênio medicinal, o Estado evitou o pior durante onda que devastou a Índia no início do ano.
Embora a recente alta tenha alarmado especialistas, alguns argumentam que o crescimento é reflexo do número maior de testes realizados em Kerala. Eles afirmam, por exemplo, que a chamada taxa de positividade – o percentual de resultados positivos entre o total de exames realizados – permanece baixa, em apenas 5%. Índices mais altos são um indicador de infecções generalizadas.
Com a alta em Kerala, a Índia registrou nesta quinta-feira mais de 43 mil novos casos de covid-19. O número é drasticamente menor do que o pico de 400 mil contágios diários de maio, mas houve alta significativa em relação aos 30 mil confirmados no início da semana.