29/06/2022 às 09h03min - Atualizada em 29/06/2022 às 09h03min

Senado aprova Medida Provisória que aumenta garantias para produtor rural captar recursos

Medida Provisória aprovada pelo Senado Federal nesta terça-feira (28) ajuda o setor rural em operações financeiras. Os produtores rurais passam a ter menos burocracia na hora de fornecer garantias para tomar empréstimos. Com a aprovação da MP, as regras passam a ser permanentes. O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve sancioná-la.

Ela foi assinada em março e cria o Fundo Garantidor Solidário (FGS), que garante qualquer operação financeira empresarial rural. O fundo abrange operações de crédito (como empréstimos e financiamentos) e operações no mercado de capitais.

A MP tem a intenção de tornar as exigências de garantia reduzidas para que os produtores rurais tenham mais acesso ao mercado financeiro e de crédito. A mudança na exigência de segurança das assinaturas ajudará pequenos produtores e suas cooperativas. Eles têm até 1º de janeiro de 2023 para registrar Cédulas de Produto Rural (CPR) com valor superior a R$50 mil. Atualmente, as CPRs precisam ser registradas em depósitos centralizados para controlar sua negociação no mercado secundário, girando em torno de R$200 bilhões.

O relator da MP no Senado, Acir Gurgacz (PDT-RO), defendeu as medidas da MP para os produtores rurais, com alta dos juros, problemas nas cadeias produtivas em todo o mundo e aumento do preço dos insumos. “Os financiamentos da futura safra estão começando e é preciso aprovar essa medida que ajudará o produtor rural brasileiro, permitindo que possam encontrar alternativa de financiamento mais barata devido as garantias que estão envolvidas nessa modalidade de financiamento”, disse.

 

Da Redação, com Agência Brasil

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.