A coluna Pecuária Verde, de Fred Almeida, fala nesta semana sobre o aniversário da Eco-92 e seu legado para a sociedade de hoje. Para Fred, o aniversário deve ser comemorado mesmo que as metas estabelecidas não tenham sido cumpridas por grande parte dos países representados.
Fred lembra que as maiores economias foram reticentes em assinar muitos acordos e implantá-los e lembra que alguns países, por falta de rios para energia renovável, ainda provêm de termelétricas com carvão vegetal ou mineral.
Mesmo assim, Almeida ressalta um legado positivo sobre a reunião. Ela tirou a discussão sobre as mudanças climáticas e suas consequências da exclusividade dos cientistas e colocou na boca do povo em todo o planeta.
Fred usa falas do ambientalista Fábio Feldmann, do Centro Brasil no Clima, para dizer que a Eco-92 deu início ao século 21, e que, em outras palavras, mudou o mundo. Termos como “aquecimento global” e “catástrofe climática” se tornaram recorrentes entre o povo, os governos e os empresários.
Quer saber mais sobre os legados da Cúpula que ainda estão presentes no nosso cotidiano? Clique aqui e leia a coluna completa.