Servidores públicos do Estado de Nova York deverão se vacinar contra a covid-19 ou se submeter a exames regulares para a detecção do vírus, anunciou nesta quarta-feira o governador Andrew Cuomo.
Uma medida similar já havia sido anunciada no início desta semana pela Califórnia e pelas prefeituras de Nova York, San Francisco e Los Angeles.
Cuomo também pediu que empresas de todo o Estado, como restaurantes, deem “preferência” a clientes vacinados e trabalhem para garantir ambientes seguros para todos.
Segundo o governador de Nova York, profissionais de saúde também terão de se vacinar no Estado para manter os colegas e pacientes protegidos contra o vírus.
Se os casos de covid-19 continuarem a aumentar, Cuomo afirmou que distritos escolares em áreas com altas taxas de transmissão deverão considerar “ações mais agressivas” para evitar a transmissão do vírus.
O governador afirmou que a nova orientação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sobre o uso de máscaras por pessoas vacinadas ainda está sendo “cuidadosamente revisada”.
No entanto, ele recomendou que as autoridades locais devem “considerar seriamente” a recomendação do CDC em áreas com altas taxas de transmissão e exigir o uso da proteção em ambientes fechados.
Impulsionado pela delta, variante mais transmissível do vírus da covid-19, o número de novos casos de covid-19 nos Estados Unidos tem aumentado ao longo de julho.