A diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Rochelle Walensky, disse nesta quarta-feira (28) que a nova orientação do órgão para o uso de máscaras e taxas mais altas de vacinação podem interromper o atual aumento dos casos de covid-19 no país em “algumas semanas”.
“Podemos interromper isso em algumas semanas”, disse ela, em entrevista à emissora CBS, fazendo um apelo para que americanos que ainda resistem aos imunizantes se vacinem contra o vírus.
Com a variante Delta provocando uma onda de novos casos em todo o país, o CDC voltou a recomendar, na terça (27), que pessoas vacinadas usem máscaras em ambientes fechados onde a cepa é predominante.
Walensky explicou que a mudança na orientação se baseou em dados que indicam que pessoas vacinadas podem transmitir o vírus. No entanto, ela observou que as novas infecções estão concentradas naqueles que ainda não estão imunizados.
Segundo a diretora do CDC, 80% dos condados com o maior número de infecções nesta nova onda têm menos de 40% das pessoas totalmente vacinadas. Em média, os EUA estão registrando 57 mil novos casos de covid-19 por dia.
A nova orientação para o uso de máscaras em locais fechados vale para regiões com uma taxa de incidência de 50 novos casos por cada 100 mil habitantes na última semana.