Brasil e EUA voltam a disputar etanol em meio a nova tensão comercial
Setor sucroenergético rebate acusações do USTR e defende equilíbrio histórico nas relações comerciais entre os dois países
PorDa Redação, com Notícias Agrícolas•
2 Min
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A proposta do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) de impor uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros reacendeu a disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos, com foco no mercado de etanol.
O órgão norte-americano questiona as condições de acesso do etanol dos EUA ao mercado brasileiro, alegando falta de reciprocidade desde mudanças tarifárias ocorridas em 2017.
Em resposta, a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) e a Bioenergia Brasil afirmaram que as tarifas brasileiras seguem a Tarifa Externa Comum do Mercosul e não têm caráter discriminatório contra os Estados Unidos.
As entidades também destacam que os EUA mantêm barreiras ao açúcar brasileiro, com cotas que limitam fortemente as exportações, restringindo a participação do produto no mercado americano a menos de 1% do total exportado pelo Brasil.
O setor afirma ainda que o etanol brasileiro tem papel estratégico na transição energética global, sendo reconhecido como uma das soluções de menor intensidade de carbono no setor de transportes.
A decisão final sobre a tarifa americana ainda dependerá de consulta pública aberta pelo governo dos Estados Unidos.