O laboratório alemão BioNTech anunciou nesta segunda-feira que iniciou o desenvolvimento de uma vacina de RNA mensageiro (mRNA) contra malária. É a mesma tecnologia utilizada no imunizante contra covid-19 feito em conjunto com a Pfizer.
A companhia diz que são dois os objetivos do projeto. O primeiro é o desenvolvimento de uma vacina segura e efetiva contra a malária usando a tecnologia de mRNA, de forma que se traduza em imunidade de longo prazo e prevenção contra a doença.
O outro objetivo é torná-la de fácil acesso na África, continente com maior incidência da doença. A BioNTech está explorando parcerias para construção de fábricas e também transferência de tecnologia, aumentando a capacidade de produção vacinal da região.
“Com nossos parceiros vamos fazer tudo ao nosso alcance para criar uma vacina efetiva e segura contra a malária, que vai prevenir a doença, reduzir mortalidade e criar uma solução sustentável para a África”, diz Ugur Sahin, diretor presidente da BioNTech.
Atualmente o laboratório desenvolve vacinas contra nove doenças infecciosas, como o HIV e a tuberculose. Em 2022, a BioNTech planeja iniciar testes clínicos para a vacina contra a doença respiratória.