Eletrificação da frota deve dobrar impacto sobre consumo de combustíveis até 2030
Estudo aponta crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos, mas sem provocar queda na demanda por gasolina e etanol
A eletrificação da frota brasileira deverá ampliar significativamente o volume de combustíveis que deixará de ser consumido nos próximos anos. Segundo estudo da consultoria StoneX, o desvio de demanda de gasolina e etanol deverá praticamente dobrar entre 2026 e 2030, alcançando cerca de 1,3 bilhão de litros. Apesar do avanço, o impacto ainda será pequeno diante do consumo total projetado para o país. A consultoria estima que o mercado brasileiro consumirá aproximadamente 51 bilhões de litros de combustíveis do ciclo Otto, equivalente a gasolina e etanol, em 2026. O estudo projeta que a frota eletrificada chegará a 1,7 milhão de veículos em 2030, representando até 4,7% da frota nacional de veículos leves. Em 2025, esse número era estimado em cerca de 510 mil unidades, com participação de apenas 1,5%. Segundo os analistas da StoneX, a expansão dos veículos elétricos e híbridos não será suficiente para reduzir a demanda total por combustíveis líquidos no médio prazo. Isso porque a renovação da frota brasileira ocorre lentamente e muitos veículos movidos a gasolina e etanol vendidos nos últimos anos continuarão em circulação ao longo da década. Além disso, os híbridos seguem utilizando combustíveis convencionais, contribuindo para a manutenção do consumo.