O Governo de São Paulo publicou uma nova resolução que atualiza as medidas de prevenção e controle do greening, considerada a principal doença da citricultura brasileira. As mudanças envolvem monitoramento da praga, classificação dos municípios e transporte de frutas para outros estados.
Pela nova norma, os municípios serão classificados em áreas de baixa ou alta incidência da doença. Nas cidades onde mais de 10% dos pomares estiverem contaminados, a erradicação obrigatória ficará restrita às plantas com até três anos de idade.
Outra mudança determina o monitoramento quinzenal do psilídio Diaphorina citri, inseto responsável pela transmissão da doença. A medida vale para pomares de todas as idades e busca interromper o ciclo de reprodução da praga.
A resolução também estabelece novas exigências para o transporte interestadual de frutas cítricas, que deverão passar por processos de limpeza e escovação para eliminar folhas e galhos que possam transportar o inseto vetor.