Relatório da PEC da escala 6x1 deve ser apresentado na próxima semana

Discussão sobre prazo de transição adia apresentação do texto na Câmara dos Deputados

Por Da Redação, com Agência Brasil
2 Min

Relatório da PEC da escala 6x1 deve ser apresentado na próxima semana
Foto: Reprodução

A apresentação do relatório da proposta que altera a escala de trabalho 6x1 foi adiada para a próxima segunda-feira (25). O texto deveria ser apresentado nesta quarta-feira (20), mas divergências sobre a regra de transição impediram o fechamento do acordo entre governo e oposição.

A proposta prevê a redução da jornada para cinco dias de trabalho e dois dias de folga sem redução salarial. Segundo parlamentares envolvidos nas negociações, esse ponto já está praticamente consolidado dentro da comissão especial da Câmara dos Deputados.

O principal impasse agora está no prazo de adaptação das empresas às novas regras. O governo federal defende uma transição mais rápida, enquanto setores da oposição pedem um prazo de até dez anos para implementação completa das mudanças.

O presidente da comissão especial, o deputado Alencar Santana, afirmou que as negociações continuam para buscar consenso entre trabalhadores, empresários e parlamentares. Segundo ele, o adiamento ocorreu justamente pela falta de definição sobre os últimos pontos do texto.

O relator da proposta, Léo Prates, disse que o cronograma será mantido após a apresentação do relatório. A expectativa é votar o texto rapidamente na comissão especial e, na sequência, encaminhá-lo ao plenário da Câmara.

As negociações também envolvem o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o líder do governo, Paulo Pimenta.

Depois da votação na Câmara, a proposta seguirá para análise do Senado Federal. Parlamentares já admitem que não há garantia de aprovação definitiva antes das eleições de outubro.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.