Irã anuncia controle marítimo no Estreito de Ormuz e eleva atenção internacional

Nova autoridade criada pelo governo iraniano afirma que travessias na região dependerão de autorização e coordenação prévia

Por Da Redação, com Notícias Agrícolas
2 Min
O governo do Irã informou nesta quarta-feira (20) a criação de uma “zona marítima controlada” no Estreito de Ormuz, uma das áreas mais estratégicas do comércio internacional de petróleo. O anúncio foi feito pela recém-criada Autoridade do Estreito do Golfo Pérsico, por meio de publicação na rede social X.
Segundo a autoridade iraniana, embarcações que quiserem atravessar a região precisarão de coordenação e autorização prévia. A área delimitada inclui uma faixa entre pontos do território iraniano e dos Emirados Árabes Unidos, abrangendo o lado leste e oeste do estreito.
O Estreito de Ormuz é considerado uma das principais rotas marítimas do mundo para o transporte de petróleo e derivados. Qualquer mudança no controle ou nas regras de navegação da região costuma provocar reação imediata dos mercados internacionais e elevar preocupações geopolíticas. O anúncio ocorre em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio e às negociações envolvendo Irã e Estados Unidos. Até o momento, não houve manifestação oficial das autoridades dos Emirados Árabes Unidos ou de organismos internacionais sobre a medida iraniana. A criação da nova autoridade para administrar o estreito amplia a atenção do mercado global para possíveis impactos sobre o fluxo comercial e a segurança marítima na região.