Petróleo sobe mais de 3% após tensão entre Estados Unidos e Irã
Mercado reagiu a declarações de Donald Trump e do governo iraniano sobre risco de novos conflitos no Estreito de Ormuz
Foto: reprodução
Os preços internacionais do petróleo fecharam em forte alta nesta sexta-feira (15) diante do aumento das tensões entre Estados Unidos e Irã. O mercado reagiu às declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, e do ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi. O petróleo Brent encerrou o dia cotado a US$ 109,26 por barril, alta de US$ 3,54, equivalente a 3,35%. Já o petróleo WTI, referência nos Estados Unidos, fechou a US$ 105,42 por barril, avanço de US$ 4,25 ou 4,2%. Na semana, o Brent acumulou valorização de 7,84%, enquanto o WTI avançou 10,48%. O movimento ocorreu em meio às incertezas envolvendo o cessar-fogo no conflito com o Irã e o temor sobre possíveis novos confrontos na região do Estreito de Ormuz. O governo iraniano afirmou que mantém desconfiança em relação aos Estados Unidos, mas indicou que ainda considera soluções diplomáticas. Já Trump declarou que não aceitará que o Irã tenha armas nucleares e defendeu a reabertura total do estreito, rota por onde passa cerca de um quinto do petróleo e do gás natural liquefeito consumidos no mundo. Analistas internacionais avaliam que o mercado voltou a precificar risco geopolítico elevado no Oriente Médio, principalmente pela importância estratégica do Estreito de Ormuz para exportadores como Arábia Saudita, Iraque e Catar.