Deral: Paraná conclui colheita de soja e plantio de milho safrinha 2025/26

Por
2 Min
São Paulo, 5 - A colheita da soja 2025/26 foi encerrada no Paraná, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. Em boletim divulgado nesta terça-feira, 5, informou que do milho safra de verão 99% da área estava colhida até ontem, com 93% das lavouras em boas condições e 7%, médias. Com relação à segunda safra de milho, ou safrinha, o Deral relatou que o plantio foi concluído no Estado, com desenvolvimento das lavouras predominantemente entre bom e médio. \"As chuvas recentes foram fundamentais para reduzir o estresse hídrico\", disse o departamento. \"Ainda assim, há perdas já consolidadas e limitação do potencial produtivo em algumas áreas.\" 84% das lavouras estão em boas condições, 12% em médias e 4% em ruim, com 24% em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração, 44% em frutificação e 2% em maturação. \"Observa-se redução na pressão de pragas com o aumento da umidade, embora ocorram casos pontuais de danos por lagartas\", disse o Deral. O departamento destacou, ainda, que o plantio de trigo da safra 2026/27 atingiu 17% até ontem, avançando em diversas regiões, com intensificação recente favorecida pela umidade do solo. \"Há tendência de redução de área cultivada, influenciada por fatores de mercado e custos de produção\", projetou o Deral. Segundo o boletim, 100% das lavouras estão em boas condições, com 79% da área está em fase de germinação e 21% em desenvolvimento vegetativo. \"Em algumas regiões, o plantio ainda depende da definição dos produtores e das condições climáticas nas próximas semanas.\"

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO