Governo de São Paulo anuncia R$ 400 milhões para crédito rural

Recursos serão destinados a produtores para financiamento da produção

Por Da Redação, com Globo Rural
3 Min

Governo de São Paulo anuncia R$ 400 milhões para crédito rural
Foto: Ricardo Benichio

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou na terça-feira (28) um pacote de investimentos de R$ 455 milhões voltado aos produtores paulistas durante a Agrishow, realizada em Ribeirão Preto (SP).

De acordo com o governo, os recursos serão direcionados principalmente para três frentes: ampliação do crédito rural, fortalecimento do seguro agrícola e avanço no processo de regularização fundiária.

O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) receberá um reforço de R$ 400 milhões para o ciclo 2026/27. Esses valores serão destinados a subvenções e linhas de financiamento voltadas à produção e a investimentos dentro das propriedades rurais.

Segundo o governador, o foco do FEAP será, sobretudo, a recuperação de áreas degradadas e de APPs (Áreas de Preservação Permanente), permitindo que os produtores avancem na regularização e validação do CAR (Cadastro Ambiental Rural).

“Isso é importante para conseguir crédito. Às vezes, ele não regulariza o CAR porque tem uma APP para recompor, e vamos aumentar o fundo para viabilizar isso”, afirmou.

No seguro rural, o governo destinará R$ 100 milhões para subsidiar o prêmio, com a expectativa de contemplar cerca de 20 mil apólices. Já o programa Pró-Trator contará com R$ 40 milhões em subvenção para a compra de máquinas e equipamentos, com previsão de financiar aproximadamente mil itens.

Outro ponto destacado foi o reforço no “FEAP Mulher”, que recebeu o maior aporte desde sua criação: R$ 25 milhões destinados ao crédito para produtoras rurais. Com isso, o total da linha ultrapassa R$ 50 milhões desde seu lançamento, em 2024.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Geraldo Melo Filho, também participou do anúncio e afirmou que as taxas de juros do FEAP serão, no mínimo, 20% inferiores à menor taxa praticada no mercado. “A maior taxa cobrada pelo FEAP será de 7,5%”, confirmou.

O secretário anunciou ainda a contratação de 37 novos pesquisadores para a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à pasta. Segundo ele, esse número pode chegar a 44 profissionais, conforme solicitação feita ao governador.

Por fim, Melo Filho afirmou que a política agrícola paulista segue em direção oposta à do governo federal. “O agro brasileiro passa por um momento diferente, com recordes de produção, mas, por outro lado, o produtor está sufocado, sem margem e endividado. Não existe um plano do governo federal para isso, mas hoje é dia de mostrar que São Paulo é diferente”.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.