Coluna: guerra no Oriente Médio pressiona custos e desafia o agro brasileiro

Os impactos da alta de fertilizantes e energia e os riscos para a produtividade e competitividade no campo

Por
1 Min

Coluna: guerra no Oriente Médio pressiona custos e desafia o agro brasileiro
Foto: reprodução

Na coluna Pecuária Verde desta quinta-feira (23), Fred Almeida fala sobre a guerra no Oriente Médio, com destaque para o bloqueio do Estreito de Ormuz, tem elevado os custos do agronegócio brasileiro e aumentado o risco de escassez de insumos.

Almeida explica que a interrupção no fluxo de fertilizantes, especialmente a ureia importada do Irã, e a alta nos preços de energia impactam diretamente a produção agrícola.

Ele também fala que com diesel, frete e seguros mais caros, toda a logística do campo fica pressionada. Além disso, a relação entre gás natural e fertilizantes intensifica o problema, criando um efeito em cadeia que encarece a produção e pode refletir no preço dos alimentos.

Diante desse cenário, o agro brasileiro enfrenta mais incertezas, podendo reduzir o uso de insumos e afetar a produtividade. A situação reforça a importância de diversificar fornecedores e investir na produção nacional de fertilizantes.

Leia a coluna Pecuária Verde. Boa leitura! 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.