23/07/2021 às 19h02min - Atualizada em 23/07/2021 às 19h09min

Policiais civis recuperam 72 cabeças de gado em fazenda no interior paulista

Agentes da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São José do Rio Preto (SP) recuperaram 72 cabeças de gado em uma fazenda na cidade de Aparecida D’Oest, interior de São Paulo. Os animais haviam sido furtados de uma propriedade de um sítio em Palestina, na região de São José do Rio Preto, no dia 14 de julho.  O rebanho está avaliado em R$ 300 mil.

Segundo o delegado Paulo Buchala Júnior, da Deic, o proprietário da área rural afirmou ter arrendando o espaço. Por esse motivo, o locatário está sendo investigado pelo crime de receptação.

Os animais já estavam com a marcação de ferrete adulterada. Os funcionários da propriedade em Palestina chegaram para trabalhar e perceberam que havia uma rampa instalada no curral, que foi utilizada no embarque de vacas e bezerros da raça nelore.

Dois dias depois do furto, a equipe de investigação identificou e apreendeu dois caminhões boiadeiros que foram utilizados no transporte dos animais. Os veículos estavam em uma oficina mecânica de São José do Rio Preto.

“A partir da identificação dos caminhões, o passo seguinte foi diligenciar na região onde eles foram rastreados para tentar descobrir o local em que o gado tinha sido escondido”, explicou o delegado.

Após reconhecer parte dos bovinos por meio da marca do ferrolho impressa no couro dos animais, a fazenda foi isolada até a chegada da vítima, proprietária do gado.

Apesar de algumas marcas estarem adulteradas com outra queimadura, o produtor rural reconheceu 72 bovinos, sendo 58 vacas e 14 bezerros, como sendo dele. A vítima desconhecia, até o momento, a quantidade total de animais levados. Isso porque, quando os criminosos estouraram as cercas, parte do rebanho se dispersou pelos canaviais.

O proprietário da fazenda onde o rebanho foi encontrado colaborou com a Polícia Civil e, inclusive, ajudou a apartar o gado que pertencia ao criador de Palestina.

“Ele afirmou que não tinha conhecimento do crime e, a princípio, não é considerado suspeito. Já com relação ao locatário, conseguimos contato por telefone e ele afirmou que não iria se apresentar, o que o coloca na mira de investigação”, disse Buchala.

O delegado acredita que os 72 animais seriam revendidos a outros criadores de gado, porque trata-se de gado de corte para cria e recria, e não destinado a frigorífico. “Inclusive algumas vacas estavam prenhas”, afirmou.

Os indícios levantados até o momento apontam que a quadrilha investigada como autora da ação integra organização criminosa que vem praticando furtos de animais bovinos na região.

Nesta ocorrência, especificamente, ninguém foi preso. Porém, o delegado deve pedir a prisão temporária dos suspeitos para concluir as investigações.

Veja, abaixo, vídeo que mostra que três caminhões fizeram o transporte dos animais encontrados da propriedade de Estrela D´Oeste. (Vídeo: Polícia Civil)

Joseane Teixeira
Especial para Canal Pecuarista

[video width="640" height="352" mp4="https://canalpecuarista.com.br/wp-content/uploads/2021/07/furtogado_policia_civil.mp4"][/video]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.