O dólar caiu e encerrou o dia cotado a R$ 5,21 em um movimento de correção no mercado financeiro. A queda ocorreu após a moeda ter registrado altas recentes nos últimos dias.
Segundo analistas, investidores aproveitaram a valorização anterior do dólar para vender a moeda e realizar lucros. Esse movimento é comum no mercado e ocorre quando operadores entendem que a cotação já subiu o suficiente no curto prazo. A estabilidade no preço do petróleo no mercado internacional também ajudou a reduzir a pressão sobre a moeda norte-americana.
No mercado global, o barril do petróleo do tipo Brent, usado como referência internacional, ficou estável em torno de 81 dólares. Já o petróleo do tipo WTI, negociado nos Estados Unidos, teve leve alta e foi cotado perto de 74 dólares por barril.
O cenário internacional continua sendo acompanhado com atenção por investidores por causa da tensão no Oriente Médio. Mesmo com o fechamento do Estreito de Ormuz, autoridades norte-americanas anunciaram medidas para garantir a segurança da navegação na região.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que navios militares do país poderão escoltar petroleiros e embarcações de transporte de petróleo na região. Além disso, o governo norte-americano estuda oferecer seguros emergenciais para empresas de transporte marítimo.