Agro paulista cresce 16,7% na China e fatura US$ 6,8 bi em 2025
Entre os produtos exportados ao país asiático, o destaque foi o setor de carnes, que somou US$ 2 bilhões em embarques.
Foto: Claudio Neves/Portos de Paranaguá
Maior parceira comercial do agronegócio de São Paulo, a China foi o destino de 24% das vendas externas do setor. De acordo com números apresentados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), as transações com a nação asiática superaram US$ 6,8 bilhões ao longo de 2025. Esse montante equivale a um crescimento de 16,7% na comparação com o ano anterior.
Na classificação da balança comercial, o mercado chinês se posiciona adiante de blocos e países como a União Europeia (US$ 4,1 bilhões), os Estados Unidos (US$ 3,5 bilhões) e a Índia (US$ 904,4 milhões). Na avaliação do titular da SAA, Geraldo Melo Filho, o país asiático segue como o comprador número um dos itens agrícolas paulistas, ainda que o setor venha diversificando sua atuação global através de novas parcerias comerciais.
“Os dados reforçam não apenas o peso da China como parceira comercial, mas também a forte inserção do agro paulista no mercado internacional. O desafio agora é continuar abrindo novos mercados para consolidar relações comerciais e ampliar ainda mais a presença do agro paulista no cenário global”, destacou.
Destaques da pauta exportadora
No que tange aos produtos agrícolas de São Paulo enviados à China, a maior fatia da receita em 2025 foi gerada pelo segmento de carnes, que totalizou US$ 2 bilhões em embarques e apurou uma expansão de 24,6%. Na sequência, aparecem o complexo soja, com US$ 1,6 bilhão, e o setor sucroalcooleiro, com US$ 1,2 bilhão. Ambos os nichos também registraram evolução no intervalo, com incrementos de 12% e 24%, respectivamente.