Brasil e Índia fecham acordo para explorar minerais importantes

Países vão trabalhar juntos na busca por materiais usados em celulares e carros elétricos

Por -Da Redação, com Agência Brasil
2 Min

Brasil e Índia fecham acordo para explorar minerais importantes
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo brasileiro e a Índia assinaram um acordo para trabalhar juntos na exploração de minerais e terras raras. Esses materiais são muito valiosos porque servem para fabricar baterias de carros elétricos, celulares e outras tecnologias modernas. O documento foi assinado durante a viagem do presidente Lula à Ásia. O objetivo é que os dois países não dependam tanto de outras nações para conseguir esses produtos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que essa parceria vai ajudar o Brasil a usar melhor as suas riquezas naturais. Ele disse que a Índia tem muita experiência em tecnologia e o Brasil tem muitos minerais guardados na terra. Juntos, eles querem criar fábricas e empregos, em vez de apenas vender a pedra bruta para outros países. O acordo também prevê que cientistas dos dois países estudem novas formas de minerar sem estragar tanto o meio ambiente.

Além das terras raras, o Brasil e a Índia querem conversar sobre o uso de fertilizantes para a agricultura e fontes de energia que não poluem. Para o governo brasileiro, esse passo é fundamental para fortalecer o grupo de países em desenvolvimento. O próximo passo será criar grupos de trabalho para decidir onde os investimentos serão feitos primeiro.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.