Setor busca novos usos para o arroz e define medidas para enfrentar a crise
Setor orizícola define ações para contornar a crise, incluindo a diversificação do uso do grão e políticas de apoio ao produtor.
Foto: reprodução
O setor orizícola definiu um conjunto de medidas para tentar contornar a crise enfrentada pelos produtores de arroz no Brasil. Entre as ações estão a busca por novos usos para o grão e estratégias para ampliar o consumo no mercado interno e externo.
A proposta inclui o incentivo ao uso do arroz na indústria, como em bebidas, farinhas, rações e produtos voltados à alimentação saudável. A diversificação é vista como alternativa para reduzir a dependência do consumo tradicional.
Além disso, o setor defende políticas de apoio ao produtor, ampliação do crédito rural e ações para melhorar a competitividade frente ao arroz importado. Representantes da cadeia afirmam que o momento exige adaptação e planejamento para garantir a sustentabilidade da atividade.