Soja fecha em queda em Chicago com dólar firme e dúvidas sobre compras da China
Mercado acumula sexta baixa seguida e devolve ganhos recentes
Foto: reprodução
Os contratos futuros da soja encerraram a sexta-feira (19) em queda na Bolsa de Chicago. Foi o sexto recuo consecutivo, ampliando as perdas acumuladas ao longo da semana.
O mercado segue pressionado pelo dólar firme e pelo ceticismo em relação ao ritmo das compras da China. Mesmo com o anúncio de uma nova operação envolvendo 134 mil toneladas, os investidores avaliam que o volume ainda é abaixo do esperado.
Segundo dados compilados pela Safras & Mercado com base em informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a China comprou cerca de 4,8 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos desde o acordo firmado no fim de outubro. Considerando vendas para destinos não revelados, o total pode chegar a 5,6 milhões de toneladas.
O volume fica abaixo do que havia sido divulgado pela Bloomberg, que citava pelo menos 7 milhões de toneladas negociadas. Analistas afirmam que os números oficiais não confirmam essa informação.
Com a frustração do mercado, os preços passaram por correção. O contrato janeiro fechou a US$ 10,49 por bushel, voltando a patamares observados em outubro.