Coluna: Mais arrobas com adubação organomineral

Uso de fertilizantes organominerais aumenta a produtividade das pastagens, melhora a absorção de nutrientes e torna a pecuária mais sustentável.

Por
1 Min

Foto: Divulgação

No coluna Mais Arrobas desta quarta-feira (29), o engenheiro agrônomo João Menezes destaca que a adubação organomineral é estratégica para aumentar a produtividade das pastagens, pois combina nutrientes essenciais com matéria orgânica, melhora a absorção pelo solo, protege o fósforo e aumenta a resiliência das plantas, resultando em mais arrobas e sustentabilidade na pecuária. Segundo Menezes, a presença da matéria orgânica reduz perdas por lixiviação e volatilização, favorece o desenvolvimento radicular e cria um ambiente saudável para a microbiota do solo, garantindo maior disponibilidade de nutrientes durante todo o ciclo produtivo da pastagem. O especialista ressalta ainda que, apesar do custo inicial ser ligeiramente maior que os fertilizantes minerais convencionais, o retorno é compensador. A melhoria na produtividade e a recuperação de pastagens degradadas tornam a adubação organomineral uma estratégia econômica e sustentável para pecuaristas que buscam eficiência e rentabilidade a médio e longo prazo.
Leia a coluna Mais Arrobas.
Boa leitura!