Agronegócio paulista tem superávit de US$ 16,8 bilhões nas exportações
Carnes e açúcar lideram as vendas externas; exportações aos EUA recuam após tarifaço
Foto: Divulgação / MAPA
O agronegócio paulista registrou superávit de US$ 16,81 bilhões nas exportações entre janeiro e setembro de 2025, com vendas de US$ 21,15 bilhões e importações de US$ 4,34 bilhões, segundo análise da Apta, ligada à Secretaria de Agricultura do Estado.
O complexo sucroalcooleiro foi o principal destaque, com US$ 6,32 bilhões exportados (29,9% do total), seguido pelo setor de carnes, com US$ 3,15 bilhões (14,9%). A carne bovina respondeu por 84,9% desse valor.
Produtos florestais, sucos e o complexo soja completam a lista dos cinco maiores grupos, que juntos somaram 75,4% das exportações do agronegócio paulista. O café aparece na sexta posição, com US$ 1,35 bilhão.
A China segue como principal destino (24,2%), seguida pela União Europeia (14,4%) e pelos Estados Unidos (12,7%). As exportações ao mercado americano cresceram 13% nos sete primeiros meses do ano, antes da tarifa de 50% imposta em agosto.
Com o tarifaço, houve queda de 14,2% em agosto e 32,7% em setembro, na comparação com 2024. O grupo de sucos, não afetado pela taxa, manteve 34% das vendas aos EUA, enquanto carnes, café e produtos florestais registraram retração.
Mesmo com o impacto das tarifas, parte das exportações foi redirecionada para China, México e Argentina. O Estado de São Paulo segue como o segundo maior exportador do agronegócio brasileiro, com 16,7% do total nacional, atrás apenas de Mato Grosso (17,4%).