Para Alckmin, há espaço para bom entendimento entre Brasil e EUA sobre tarifas

POR ESTADÃO CONTEÚDO
26/09/2025 13h36 - Atualizado há 1 dia

São Carlos, 26 - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, vê espaço para um bom entendimento entre o Brasil e os Estados Unidos em relação às tarifas. Em meio aos acenos recentes entre os dois governos, afirmou que a postura brasileira sempre foi de diálogo e negociação.

\"Gestos de Trump e Lula foram passo importante. Vamos dar agora novos passos para avançar mais e fazer um ganha-ganha, como deve ser o comércio exterior\", disse Alckmin.

O vice-presidente complementou dizendo que o Brasil não é um problema para os Estados Unidos, mas sim, uma solução. \"Temos mais de 200 anos de amizade e parceria entre os dois países\", afirmou, reforçando ainda o superávit comercial para os EUA.

Alckmin disse ainda que a meta do governo é trabalhar no bom entendimento com os EUA. \"Vamos trabalhar para reduzir a tarifa média e, ao mesmo tempo, excluir o máximo de produtos que a gente puder do tarifaço.\"

Em relação ao papel de empresários nas negociações, ele foi sucinto. Disse apenas que o \"empresariado americano e brasileiro atuaram junto aos governos\" nessa pauta. Como exemplo, citou a Câmara Americana de Comércio.

Alckmin falou à imprensa após a inauguração de um novo hangar localizado no centro de manutenção da Latam em São Carlos (SP).

A estrutura é especializada na manutenção pesada de aeronaves Boeing 787 Dreamliner. Com R$ 40 milhões em investimentos, trata-se do maior aporte da companhia em seu complexo no interior paulista em dez anos.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.