Os contratos do petróleo operam em leve queda na sessão desta sexta-feira, mas seguem em vias de fechar a semana em terreno positivo, tendo apagado ontem todas as perdas do tombo sofrido no começo da semana.
O contrato do petróleo Brent para setembro operava há pouco em queda de 0,09%, a US$ 73,72 por barril na ICE, em Londres, enquanto o do WTI para o mesmo mês recua 0,10%, a US$ 71,84 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York.
Os contratos do petróleo tomaram um tombo no começo da semana, em meio aos temores sobre a disseminação das variantes da covid-19 e do seu impacto sobre a recuperação econômica global. Mas os preços se recuperaram ao longo da semana, acompanhando a melhora de humor em outras classes de ativos de risco.
Alguns relatos indicam também que a próxima reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não acontecerá antes de setembro, o que oferece algum alívio sobre a possibilidade de uma ampliação da oferta, por meio de mais reduções nas restrições de produção dos seus membros.