Semana começa com chuva no Sul e tempo seco no Centro-Oeste

Previsão aponta calor em todo o país ao longo de setembro

- Da redação, com Globo Rural
01/09/2025 08h50 - Atualizado há 21 horas
Semana começa com chuva no Sul e tempo seco no Centro-Oeste
Foto: reprodução

A primeira semana de setembro será marcada por contrastes no clima brasileiro. No Sul, a chegada de uma frente fria deve trazer instabilidades e chuva, enquanto no Centro-Oeste e no interior do Sudeste o ar seco predomina, segundo a Climatempo.

No Norte e em parte do Nordeste, a previsão também indica pancadas de chuva, embora estados como Tocantins e Pará sigam registrando altas temperaturas. A tendência para o mês é de intensificação do calor em todas as regiões.

No Rio Grande do Sul, uma área de baixa pressão vinda da Argentina favorece a formação de nuvens carregadas. “O tempo fica nublado e com pancadas de chuva no centro-sul do Estado, com risco de temporais isolados, chuva forte em pontos específicos e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h”, informou a Climatempo. No oeste do Paraná e em Santa Catarina, a chuva pode ser de moderada a forte intensidade, acompanhada de raios e rajadas de vento.

Enquanto isso, no interior paulista e mineiro o predomínio é de tempo seco e temperaturas elevadas. “No oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e oeste de Minas, as máximas superam os 30 °C”, destacou a empresa de meteorologia.

No Centro-Oeste, o cenário é semelhante, com calor intenso principalmente no leste de Mato Grosso do Sul, centro de Mato Grosso e em Goiás. A baixa umidade aumenta o risco de incêndios em áreas agrícolas, condição também observada no interior do Nordeste.

“No interior nordestino, o tempo seco e quente predomina, com umidade relativa abaixo de 30%, o que eleva o risco de queimadas e causa desconforto à população”, informou a Climatempo.

Já no Norte, as instabilidades ficam concentradas entre o norte do Amazonas e Roraima, com pancadas de chuva moderadas a fortes e ocorrência de trovoadas. Por outro lado, Tocantins e sul do Pará seguem sob sol forte, baixa umidade e tempo seco.


Notícias Relacionadas »