A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança dia 14 o consórcio “canamilho”. A tecnologia pretende conciliar rentabilidade e preservação ambiental. Conciliação as duas culturas para preservação do solo e manutenção da renda. O lançamento pode ser acompanhado pelo Canal da Embrapa no YouTube.
A tecnologia Canamilho modifica a logística de plantio da cana, já que sugere a antecipação do plantio da cultura para o início do período chuvoso. Isso amplia a janela de plantio e desafoga a implantação do canavial que é mais concentrada no mês de março. Segundo os especialistas, a cana consorciada, considerada como cana de ano, apresenta rendimentos compatíveis com a cana de ano e meio.
De acordo com os resultados obtidos pelos pesquisadores, a renovação do canavial por meio do plantio da cana consorciada com milho é promissora e economicamente viável. A palestra técnica do evento ficará a cargo do pesquisador João de Deus dos Santos Junior, da Embrapa Cerrados, líder do projeto “Consórcio cana-de-açúcar e milho para intensificação sustentável da produção de açúcar e etanol no Cerrado”.
Da Redação, com Embrapa.