O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comentou por meio das redes sociais do ministério a recente decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras para o mercado norte-americano.
No vídeo publicado, Fávaro classificou a medida como uma “ação indecente do governo norte-americano” e afirmou que o Ministério está atuando de forma ativa na busca por soluções.
“Telefonei para as principais entidades representativas dos setores mais afetados, o setor de suco de laranja, o setor de carne bovina e o setor de café, para que possamos, juntos, ampliar as ações que já estamos realizando nos dois anos e meio do governo do presidente Lula: em ampliar mercados, reduzir barreiras comerciais e dar oportunidade de crescimento para a agropecuária brasileira”, ressaltou.
Segundo o ministro, a estratégia do governo agora é intensificar os esforços de abertura comercial, com foco em regiões de grande potencial consumidor, como Oriente Médio, Sul Asiático e países do Sul Global, que podem absorver a produção nacional.
“As ações diplomáticas do Brasil estão sendo tomadas em reciprocidade. As ações proativas acontecerão aqui no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para minimizar os impactos. Aqui é a casa da agropecuária brasileira. Estamos juntos e vamos superar este momento difícil”, finaliza o ministro.
Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota oficial com a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No comunicado, o governo brasileiro reitera que o Brasil é uma nação soberana, com instituições autônomas, e que não aceitará qualquer tentativa de imposição externa.