Chuva de até 100 mm e nova frente fria mantêm temperaturas baixas no país

Boletim do Inmet detalha previsão de volumes de precipitação e mínima de até 8°C entre 7 e 14 de julho

- Da Redação, com Canal Rural
08/07/2025 08h38 - Atualizado há 9 horas
Chuva de até 100 mm e nova frente fria mantêm temperaturas baixas no país
Foto: reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na segunda-feira (7) seu boletim climático para o período entre 7 e 14 de julho, destacando chuvas significativas em algumas regiões e a manutenção de temperaturas mais baixas em várias partes do país. No Norte, volumes podem superar 100 mm, especialmente na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”, enquanto o avanço de uma massa de ar frio promete derrubar os termômetros no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No Sul, haverá variação de nebulosidade e baixos acumulados de chuva. O litoral do Paraná pode ter precipitações devido à passagem de uma frente fria e ao transporte de umidade do oceano. Já o interior da região terá redução na umidade relativa do ar, com índices entre 40% e 50% durante as tardes, segundo o Inmet.
 

Para o Sudeste, o destaque é a previsão de chuva fraca no litoral, com acumulados inferiores a 3 mm. No entanto, o nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo devem registrar volumes um pouco mais expressivos. A maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, porém, deve ter tempo estável e sem chuvas, mas com alerta para a baixa umidade do ar.
 

No Nordeste, o interior deve permanecer seco, com redução da umidade especialmente no sul do Piauí, Maranhão, oeste da Bahia e leste do Rio Grande do Norte. As chuvas devem se concentrar no litoral, podendo superar 20 mm no leste da Bahia, Sergipe, Alagoas e extremo norte do Maranhão.
 

A região Norte terá o maior volume de chuvas do país na semana, concentradas em Roraima, litoral do Amapá, extremo oeste do Amazonas e Pará, com volumes que podem chegar a 100 mm. Em contrapartida, Acre, Rondônia, sul do Amazonas e Pará, além do Tocantins, devem permanecer sem chuvas.
 

Em relação às temperaturas, o Inmet prevê máximas elevadas no centro-sul da Região Norte, norte do Centro-Oeste e oeste do Nordeste, com destaque para o dia 13 de julho. Já máximas abaixo de 28°C devem predominar no leste do Nordeste, parte do Sudeste e leste do Centro-Oeste. O frio mais intenso, com máximas abaixo de 22°C, atingirá o Rio Grande do Sul, leste do Paraná, sul de Minas Gerais e São Paulo, com destaque para o centro de Santa Catarina, que pode registrar máximas inferiores a 18°C.
 

As mínimas podem ficar abaixo de 8°C no sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com possibilidade de geadas em áreas de maior altitude. A massa de ar frio deve avançar, derrubando as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste, com mínimas abaixo de 10°C em Minas Gerais e São Paulo, principalmente nos dias 9 e 10.


 

 


Notícias Relacionadas »