Brics são esperança de retomada do comércio sem barreiras, diz Fávaro

Ministro critica protecionismo dos EUA e destaca atuação do grupo em favor do multilateralismo

- Da Redação, com Canal Rural
07/07/2025 08h39 - Atualizado há 1 dia
Brics são esperança de retomada do comércio sem barreiras, diz Fávaro
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou no domingo (6), durante a cúpula do Brics, que o bloco formado por 11 países representa uma esperança para o retorno à normalidade no comércio global. Ele criticou as recentes medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos, classificando-as como um retrocesso para o mercado mundial.

“O mundo não precisa de supertaxação, de protecionismo. Taxar a exportação de alimentos é taxar o combate à fome, é encarecer a comida no mundo”, declarou Fávaro. Segundo ele, o Brics, que reúne nações responsáveis por quase metade da população do planeta, ao se posicionar em defesa do multilateralismo, se torna peça-chave para a recuperação do livre comércio.

O ministro destacou o contraste entre os EUA, que sob um governo “dito liberal” adotam tarifas e barreiras, e o Brasil, que mesmo com um governo progressista mantém forte defesa do mercado aberto. “É um rumo certo que o Brasil apresenta para o mundo, e o Brics é uma plataforma fundamental para isso”, disse.

Fávaro também comentou sobre a atuação brasileira no controle da gripe aviária, lembrando que o surto foi contido em apenas uma granja, resultando no abate de 17 mil aves. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos foram abatidos 170 milhões de animais em razão da mesma doença. Apesar disso, ainda nove mercados, entre eles União Europeia e China, mantêm restrições ao frango brasileiro.

Em encontro bilateral entre o presidente Lula e o primeiro-ministro chinês, Fávaro solicitou a revisão do embargo, ouvindo como resposta que o caso já está em análise pelos chineses. Ele celebrou ainda a abertura de mercado para a carne bovina brasileira na Indonésia, com o embarque da primeira carga na véspera. “Um mercado muito vantajoso e importante, que gera oportunidades para nossa agropecuária”, afirmou.

O Brics, formado por países do chamado Sul Global, atua para ampliar o peso de seus membros em fóruns como ONU, FMI e OMC, além de criar mecanismos próprios, como o Novo Banco de Desenvolvimento. Hoje, conta com 11 países-membros e 10 parceiros, sendo que apenas os membros têm poder de voto nas decisões do grupo.

 

 


Notícias Relacionadas »