A carne suína perdeu competitividade frente à de frango em junho, segundo levantamento do Cepea. A diferença é explicada pela maior intensidade na queda dos preços da proteína avícola em comparação com a suinícola.
Apesar de uma leve recuperação na carcaça especial suína no atacado da Grande São Paulo, as desvalorizações acumuladas entre a segunda quinzena de maio e a primeira semana de junho foram suficientes para impedir o avanço da média parcial de preços no mês.
Já o frango enfrenta uma forte pressão no mercado interno devido ao excesso de oferta, resultado direto das restrições impostas por parceiros comerciais do Brasil às exportações, após o registro de casos de gripe aviária. Essa grande disponibilidade elevou a concorrência e puxou os preços para baixo, tornando a proteína mais competitiva no varejo.