Operação conjunta combate fraude em farelo de soja

Mapa e Polícia Federal investigam adulterações em cargas para exportação

- Da Redação, com Canal Rural
23/06/2025 08h34 - Atualizado há 1 semana
Operação conjunta combate fraude em farelo de soja
Foto: Divulgação/MAPA

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou de duas operações da Polícia Federal nesta semana: Grãos Limpos e Grãos Puros. As ações ocorreram na última terça-feira (17) e tiveram como objetivo desarticular um esquema de fraude na comercialização de grãos, com foco em cargas de soja e farelo de soja destinadas à exportação.
 

As operações contaram com o apoio técnico do programa Vigifronteiras e do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Paraná (Sipov-PR). Foram realizadas fiscalizações e cumpridos 15 mandados judiciais nos municípios de Cuiabá (MT), Toledo, São José dos Pinhais, Paranaguá, Pontal do Paraná e Morretes (PR). Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante.
 

Nos últimos meses, outras ações já haviam identificado irregularidades. Em abril, foram apreendidos 6,8 milhões de quilos de farelo adulterado. Já em junho, a fiscalização no Porto de Paranaguá encontrou 39.250 quilos de farelo misturado com areia, serragem e mofo.
 

As operações reforçam o compromisso do Mapa com a qualidade dos produtos exportados pelo Brasil. O foco está na segurança alimentar, na sanidade vegetal e na preservação da imagem do país no mercado internacional. As investigações continuam, com análise dos materiais apreendidos.

 

 


Notícias Relacionadas »